Find best premium and Free Joomla templates at GetJoomlaTemplatesFree.com

Projeto de leitura: “Piquenique literário”

Tamanho da Fonte:

     Ainda no ano passado aconteceu em nossa comunidade um evento interessante que juntou três elementos merecedores da atenção redobrada por conta da sua importância. Os elementos que constituíram a receita deste evento foram: jovens, ecologia e educação para leitura. O projeto foi elaborado pelos educadores da EE Terezinha Porto Fagundes e a nossa comunidade paroquial cedeu apenas o espaço da “floresta sementeira” - um outro projeto ecológico executado a 13 anos no terreno pertencente a casa paroquial.

     A importância da presença de livros na vida dos adolescentes é inegável, mais ainda quando vivemos em realidade que praticamente nega possibilidade de possuir próprios livros pelos nossos jovens. Motivos disso são variáveis: não existe no município nenhuma livraria, os preços dos livros são extremamente elevados, quando preços são mais acessíveis então a forma da edição do livro afasta mais do que aproxima – e tantos outros. Não são raros os casos dos jovens que frequentam aulas no nono ano do ensino fundamental e ainda tenham dificuldade com a leitura.

     O projeto com adolescentes do sexto ano se revelou como uma atitude extremamente acertada e digna de ser copiada e repetida quantas vezes possível. Sair com livros da sala de aula criou um aspecto totalmente deferente e renovador – juntar ainda a natureza, ar puro e sombra das arvores que instigam a nossa imaginação – resultou numa experiência arrebatadora.

     Acredito que os rostinhos dos adolescentes eternizados pelo clique da máquina fotográfica, revelam muito mais do que este pequeno texto. Por sua vez, para os profissionais disponibilizamos o também relatório do projeto elaborado pelos educadores participantes.

Parabéns Educadoras, assim estão nos ajudando a crescer!

 

 

 

RELATÓRIO

No dia 12/06/2012, os alunos do 6º ano 601 da E.E. Terezinha Porto Fagundes assistiram a uma aula de 50 minutos (7h às 7h50) na própria sala, sob orientação de Eunívia Teixeira de Aguilar, Professora de Ensino do Uso da Biblioteca. Nesta aula, ela reforçou a importância do projeto e do compromisso que cada participante terá que cumprir durante a execução do mesmo. Enquanto isso, a professora regente das aulas (Língua Portuguesa) Evandra Martins Pereira aguardava a turma no quintal da Casa Paroquial da cidade, local onde ocorreu o piquenique literário.`As 7h50, os alunos juntamente com a Especialista de Educação Viviane Oliveira Freitas e Eunívia Teixeira de Aguilar (PEUB) saíram da escola e vieram até o lugar combinado.

Ao chegarem, foram recebidos pelo Pe. Mariano – grande colaborador do evento – e pela professora Evandra. Todos foram orientados quanto às regras e posteriormente iniciaram a fantástica viagem pela leitura. Os livros foram dispostos em vários pontos do local de modo que cada aluno pudesse escolher aquele que melhor lhe agradasse. Vale ressaltar que o acervo utilizado foi o da própria biblioteca da escola, sendo selecionados de acordo com títulos e autores mais lidos, imagens chamativas, revistas, jornais ... Na maioria foram de literatura infanto-juvenil.

Os alunos, entusiasmados e com muita motivação, começavam a buscar o livro do seu interesse. Cada um procurava o cantinho onde melhor se acomodasse. As professoras, juntamente com a especialista, observavam a turma e aproveitavam a oportunidade para ler também.

Posteriormente, foi realizado a hora do conto, onde todos foram chamados para ouvir a Professora Eunívia que contava histórias. Todos se deliciavam ao ouvi-la. Em seguida, cada um pode falar da experiência vivida, do que achou da leitura e quais e quantos livros conseguiram ler. Na sequência, foram sorteados vários livros, brindes ofertados pelo Pe. Mariano, como incentivo `a leitura. Em seguida foi servido o lanche, onde todos puderam saborear do gostinho do piquenique em um ambiente extremamente agradável, em contato com a natureza. Os alunos ainda receberam informações sobre as árvores que estavam ali plantadas. Todas fazem parte de um projeto ecológico realizado pelo pároco. Lá se encontram árvores do tipo: ipê amarelo, ipê roxo, pau-brasil, flamboyant, cedro, carvalho, jequitibá, mogno entre outras. Maravilhados com o belo passeio e cheios de ânimo retornaram à escola sob o acompanhamento das professoras acima citadas, às 11h10. Chegando à sala, todos preencheram o formulário de avaliação da atividade e em seguida, fizeram a auto-avaliação do comportamento durante a realização do piquenique literário.

Esta foi uma pequena ação conjunta que levou uma turma a viajar no universo da leitura... Foi percebido que nenhum dos alunos se dispersou. Porém, a viagem não terminará aqui!!!...

                                                                                                Evandra Martins Pereira


Seguem algumas fotos do evento:





















Rio do Prado, Maio 2013

Joomla templates by a4joomla
More Free Joomla Templates at GetJoomlaTemplatesFree.com