Find best premium and Free Joomla templates at GetJoomlaTemplatesFree.com

Processo de Mudança

Tamanho da Fonte:

Com o crescimento da consciência pastoral entre voluntários que atuaram na Catequese nas últimas duas décadas, aconteceu um processo de avaliações e amadurecimento que nos inquietou a respeito da nossa atuação. A partir de 1998 fizemos o nosso próprio material para os catequizandos (apostilas), mas ainda seguindo o esquema de 5 anos de catequese em preparação aos sacramentos (2 anos de preparação para Eucaristia, 1 ano de perseverança e 2 anos para Crisma e catequese dos adultos).

Percebendo uma falta de compromisso dos catequizandos após receber o seu sacramento, e também relativamente pouco interesse, mudamos o material elaborando a apostila de perseverança com imagens, símbolos e temas da própria comunidade. Também introduzimos catequese de pós crisma oferecendo continuidade para quem já foi crismado. Com estas mudanças a catequese de perseverança, que era vista como a mais complicada, de repente virou outra. Também os catequizandos de pós crisma nem queriam parar na época de férias. Tudo isso nos levou refletir bastante, e no primeiro semestre do ano 2004, decidimos reformular completamente o material que usamos, como também a própria maneira de entender a nossa catequese. Decidimos em primeiro lugar abandonar a ideia de catequese como preparação para sacramentos. Queríamos uma catequese que seria um palco de reflexão e aprofundamento da vivencia de fé. Os sacramentos seriam os sinais que aconteceriam no meio desta caminhada. Isso nos levou a formar turmas de catequese conforme anos escolares. Foi necessário preparar o conteúdo adequado ao cada nível de caminhada e colocar as mãos a obra.

Elaboramos os seguintes passos para percorrer: 1- Avaliação da experiência e conteúdos; 2- Elaboração de Temas Mestres para cada ano; 3- Escolha dos temas específicos; 4- Definição do Texto Mestre para cada encontro; 5- Criação de atividades; 6 -Impressão de material; 7 - Esquematização do material adicional para cada encontro.

Os conteúdos preparados para cada ano foram divididos na seguinte maneira: Para adultos não alfabetizados ou idosos segue o mesmo esquema, embora com adequação à linguagem apropriada e sem o material escrito para catequizando. Para próximos anos temos como meta preparação de catequese específica para adultos de diversas áreas profissionais: - catequese dos educadores (professores e funcionários da área educacional) e estudantes de faculdades; - catequese dos profissionais de saúde. Como grupo dos catequistas na sede da Paróquia somos perto de 25 pessoas (a paróquia toda tem quase 100). A maioria deles já está fora da faixa escolar (profissionais da área de educação, saúde e outro). Alguns estão concluindo o ensino médio. Neste grupo, 60% dos catequistas tem mais de 10 anos de experiência nesta pastoral. Quando se trata de novos candidatos, tentamos chamar principalmente atrás de convite pessoal. Eles fazem um ano de curso preparatório e só a partir do segundo ano assumem alguma turma. Fazemos reuniões de catequistas cada semana (Domingo após a Missa) e a pessoa que por algum motivo não tem condições de participar das reuniões dos catequistas não assume nenhuma turma.

Elaborado pela Coordenação de Catequese ( O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. )

Joomla templates by a4joomla
More Free Joomla Templates at GetJoomlaTemplatesFree.com