Find best premium and Free Joomla templates at GetJoomlaTemplatesFree.com

Depois da mudança novas descobertas

Tamanho da Fonte:

No início de 2006 completaram-se dois anos do momento da introdução das mudanças em nossa pastoral catequética.

Se olhar estes meses foram cheios de expectativas, as vezes de dúvidas, mas também com muitas descobertas e surpresas.

 

Decidimos dividir, com quem estiver interessado, sobre as descobertas que fizemos, pois em vários momentos apareceram oportunidades e resultados com os quais nem contamos.

1. Uma das mudanças mais radicais aconteceu no momento de organizar as turmas de catequese. Os catequizandos estão seguindo divisão das turmas escolares. Por exemplo os jovens que estudam na quinta série turno matutino, estão juntos não importando o tempo de sua participação na catequese ou sacramento já recebido. Os do turno da tarde formam outro grupo e assim seguindo com cada turma.

 

  • Percebemos que por já se conhecerem da escola e estudando os mesmos conteúdos e matérias, os catequizandos apresentam mais facilidade na hora de reflexão ou dos debates. Notamos mais participação nos diálogos e uma maior facilidade no processo de aprendizagem.
 
  • Aconteceu maior estímulo e incentivo para com os colegas que não costumavam participar da catequese e nem ir para a igreja. Houve uma curiosidade dos outros membros da classe escolar: o que é isso catequeseserá que nós podemos também participar ?
 
  • O catequista percebeu maior facilidade em oferecer o conteúdo para catequizandos do mesmo nível de desenvolvimento educacional. Antigamente tivemos mistura de vários níveis (classes escolares) que formavam grupo de preparação para determinado sacramento.
 
  • Pela primeira vez temos algum dado mais consistente sobre participação dos jovens na catequese. Pelo fato que através dos catequistas que trabalham na escola conhecemos o número exato dos alunos matriculados em cada ano, foi fácil perceber quantos destes estão ou não participando da catequese.
 
  • Também o catequista tem possibilidade de conversar com jovens de determinada sala na própria escola e convidar para catequese ou retornar no meio do ano para reforçar o convite. Antes os avisos sobre catequese estavam limitados ao cartazes ou avisos na igreja.
 
  • Quando é necessário recorrer para atividades além dos encontros semanais, percebemos que os catequizandos se organizam com mais facilidade por ter o horário dos compromissos diários bem parecido um do outro.
 
  • A escola, às vezes, cai na tentação de montar classes separando os alunos " melhores" dos aqueles que são "problemáticos". Na catequese percebemos que estes últimos não estão dando trabalho e até apresentam uma participação melhor como se sentissem valorizados por estarem junto com seus colegas das turmas "melhores". Temos vários casos de mudança comportamental para melhor que claramente indicam o interesse dos envolvidos em não ser rotulados e tratados como "problemáticos".
 
  • Os catequizandos começam entender que a catequese não se restringe apenas para preparação sacramental. Nos anos anteriores, era comum ouvir a resposta: estou na catequese para fazer Primeira Comunhão. Hoje a justificação de sua presença assumiu patamares completamente diferentes. Pela primeira vez ouvimos dos catequizandos que participam para aprender, refletir, achar respostas ou esclarecer as dúvidas... etc.
 
  • Os catequistas estão aprofundando sua própria formação. Embora continuamos com reuniões de formação com os catequistas cada domingo após a missa, também adotamos regra que define mudança de turma a cada ano. Isso significa que o catequista que ficou responsável no ano passado pela 8 série, neste ano não deve trabalhar mais com a 8ª. Os conteúdos diferentes, apostilhas distintas, ajudam para o catequista conhecer e aprofundar outros temas daqueles que trabalhou no passado.
 
Estes são os principais pontos que percebemos nas avaliações com os catequistas e coordenadores até agora. Acreditamos que podem ajudar também na organização da catequese em sua comunidade. Assim que surgirem outras observações, estaremos acrescentando-as neste quadro.

 

Joomla templates by a4joomla
More Free Joomla Templates at GetJoomlaTemplatesFree.com